Por padrão, o processo de assinatura será pausado caso algum dos signatários recuse, permitindo que o remetente faça os devidos ajustes e refaça o envio antes da data limite.
O documento não será cancelado automaticamente.
Neste caso, quem fez o envio do documento (remetente) poderá decidir se o processo será pausado ou não:
- Se o remetente optar por pausar o documento após o recusa, poderá fazer os devidos ajustes relacionados aos dados do signatário que recusou ou à forma de autenticação, e então refazer o envio antes da data limite estabelecida. É importante destacar que nenhum ajuste poderá ser feito no conteúdo do documento, já que este já foi assinado pelos demais signatários. Aqueles que já tiverem assinado receberão uma notificação por e-mail sobre a pausa no processo de assinatura. Caso chegue na data limite e o documento não tenha sido corrigido e reenviado, será cancelado automaticamente.
- Se o remetente optar por não pausar o documento após a recusa, os demais signatários continuarão o processo de assinatura e, ao chegar na data limite, o documento será finalizado automaticamente com as demais assinaturas.
Saiba mais em: O que devo fazer se o signatário recusar a assinatura do documento?
Principais dúvidas
O que acontece com documentos enviados em lote quando apenas um deles é recusado?
Neste caso, se apenas um documento for recusado, será desvinculado do lote de forma automática para não travar o processo de assinatura dos demais documentos.