1. Central de Ajuda
  2. Segurança e validade jurídica

O que é o Log presente nos documentos assinados?

O Log presente nos documentos assinados é o registro das assinaturas como prova jurídica válida.


O que é o Log do documento?

Na Clicksign, todos os documentos assinados possuem uma página anexa com o histórico completo das assinaturas. Essa página anexa é o Log do documento.

É nela que fica registrado de forma detalhada todo o processo de identificação e responsabilidades dos signatários (quem assina) do documento, com informações como nomes, endereços de IP, e-mails, métodos de autenticação e assinatura e dia e horários em que foram assinados.


Qual a finalidade dessa página?

O Log do documento funciona como elo entre o documento e os signatários, com o objetivo de servir como prova juridicamente válida

Saiba mais sobre Validade Jurídica.

Com as partes assinadas, o arquivo recebe três marcações importantes após sua finalização: o número do documento na Clicksign, que está presente em todas as páginas, o código Hash do arquivo original, e do PAdES, ao assinar com Certificado Digital.

Todos os documentos finalizados são carimbados com o Certificado Digital da Clicksign, que indica de forma auditável a procedência do documento na plataforma Clicksign. Além disso, quando há assinaturas digitais feitas com certificado digital no documento, junto com os dados do Validador, o log também conta com o carimbo ICP-Brasil.⠀⠀⠀


Onde encontro o Log do documento?

Assim que tiver acesso aos documentos já assinados e finalizados, você poderá encontrar na última página o Log do documento junto do arquivo .pdf

Este é um exemplo de Log do documento. Todos os dados informados acima são fictícios e para fins didáticos.

Estas evidências são de uso exclusivo para comprovação da assinatura eletrônica ou digital efetuada na plataforma Clicksign.⠀⠀⠀⠀⠀


Alterações anteriores

Por conta de novas funcionalidades que são frequentemente implementadas na plataforma Clicksign, o formato do Log do documento pode passar por alterações ao longo do tempo

Desta forma dependendo da data em que o documento for baixado na plataforma, ele poderá ser diferente da versão baixada anteriormente. Confira as últimas alterações da página:

Abril de 2023

  • Caso o signatário (quem assina) tenha habilitado o compartilhamento de sua localização no momento da assinatura, suas informações de latitude e longitude estarão no Log do documento, assim como um link que permite visualizar a localização em um mapa.

 

Janeiro de 2023

  • Inserção de informações referentes a função de Rubrica eletrônica, caso configurada no momento do envio do documento para assinatura.

Rubrica no canto da página

 

Dezembro de 2022

  • Inserção de informações referentes a função de Rubrica eletrônica, caso configurada no momento do envio do documento para assinatura.

Confirmação de visualização do documento

 

Confirmação de leitura de cláusulas

 

Abril de 2022

  • Agrupa todas as autenticações de um mesmo signatário;
1
  • Documentos assinados com assinatura manuscrita possuem a imagem da assinatura na primeira página do log, ao lado dos dados do signatário.

Autenticações 

As autenticações, conforme solicitadas, também estarão presentes no Log do documento. São elas: