Assinando com Selfie com documento

Quando solicitado, basta tirar sua foto segurando seu documento de identidade conforme indicado na tela. Confira!


Por que preciso tirar a foto?

Este processo foi solicitado pelo remetente, quem enviou o documento para sua assinatura.

Isso vai dar ao documento assinado um grau a mais de segurança e validade jurídica, auxiliando a comprovar sua identidade e que é você mesmo quem está assinando o documento.


Como assinar?

1. Na caixa de entrada, clique no e-mail recebido e em seguida clique em "Visualizar para assinar", para iniciar o processo de assinatura do documento.

Também é possível assinar seus documentos pendentes através da área de assinatura. Basta criar uma conta gratuita na Clicksign e você terá acesso a todos os seus documentos pendentes de forma gratuita.

Saiba mais em Como me cadastrar na Clicksign?

2. Leia o documento e em seguida clique em "Assinar".

3. Ao clicar em "Avançar", você irá confirmar ou inserir seus dados conforme solicitados. Esses dados são provas de sua identidade, na assinatura do documento.

4. Chegou a hora de tirar a foto, é só clicar em "Tirar foto".

Pegue sua identidade (RG ou CNH) e retire do plástico e clique em "Permitir", para poder tirar a foto.

5. Segure sua identidade ao lado de seu rosto e clique no botão vermelho para tirar a foto. Após tirada ela deverá ficar parecida com a foto abaixo:

 

Se a foto estiver nítida, selecione a opção "Confirmo que a foto está correta" e então clique em "Avançar". Se não, é só clicar em "Tirar outra foto" e repetir o processo.

Em seguida, faremos uma análise da foto do seu rosto e documento. Caso não sejam identificados esses dois elementos com nitidez, a foto não será validada e você precisará tirar uma nova foto, clicando em "Tente novamente".

6. Finalize a assinatura.

Pronto! Documento assinado com sua foto e identidade (selfie com documento) ✔️


Principais dúvidas

Por que está solicitando a foto no processo da assinatura?

O remetente solicitou uma forma de autenticação do documento que está sendo assinado que exige uma foto segurando seu documento. Isso vai permitir um grau a mais de segurança e validade jurídica à assinatura eletrônica, auxiliando na comprovação da sua identidade e tornando a legalidade jurídica da assinatura eletrônica do documento mais forte ou atender requisitos de órgãos reguladores.

Onde a foto estará posicionada no documento?

A foto estará presente no Log do documento, página anexa que contém o histórico completo das assinaturas.

Meu computador não possui câmera ou o dispositivo está com a câmera danificada, o que fazer?

É necessário que você reinicie o processo de assinatura utilizando outro dispositivo que possua câmera. Para isso você precisará ter acesso a sua área de assinatura ou a seu e-mail.

O navegador que estou utilizando apresenta mensagem que não possui a captura de foto, o que fazer?

Caso o navegador utilizado não seja compatível o recomendado é usar outro navegador para fazer a assinatura do documento, atualizá-lo, ou até mesmo acessar a partir de outro dispositivo com câmera. Se o seu dispositivo for iOS, opte pelo navegador Safari.

Não quero tirar uma foto, como finalizo a assinatura?

Quando o documento solicita uma foto segurando sua identidade não será possível concluir/finalizar sua assinatura sem ela. Caso tenha algum problema com a solicitação entre em contato diretamente com o remetente (quem solicita a assinatura).