Autenticação por Pix

Solicite ao signatário o pagamento simbólico de R$ 0,01 (um centavo), tornando possível confirmar que quem assinou o documento é a mesma pessoa que efetuou o pagamento.

Dessa forma você possui mais uma forma de comprovar a identidade de quem assina seu documento.


Como solicitar ao signatário (quem assina) a Autenticação por Pix

1. Em "Início" clique em "Adicionar Documentos" e escolha o arquivo que deseja enviar para assinatura, confirmando em "Avançar"

É possível enviar documentos do computador ou de uma conta no Google Drive. Saiba mais em Como enviar documentos para assinatura e Permissão do Google Drive.

2. Na etapa "Adicionar signatários", em "Signatário novo" ou "Signatário da agenda", em "Autenticações", clique em "Alterar" e escolha a opção "Pix".

Untitled-4

Untitled-5

Você também poderá adicionar a si mesmo como signatário. Saiba mais em Como me incluir como signatário?

Isso permite comparar o CPF informado e o cadastrado no Banco Central.

3. Em seguida clique em "Avançar" e selecione a forma como o signatário irá assinar (Ex: como parte ou testemunha). Então é só seguir o processo padrão de envio de documentos. Saiba mais em Como enviar documentos para assinatura.


Como rastrear a operação Pix realizada na assinatura do documento?

Chave e2eid

A chave e2eid é um código do Banco Central que confirma transações bancárias realizadas por Pix. Na Clicksign, ela pode ser encontrada no Log de todos os documentos assinados com autenticação por Pix, servindo como ferramenta segura de rastreio da operação e sendo mais um indício de que a transação foi realizada de uma conta bancária cujo CPF é o mesmo do signatário do documento.

Este é um exemplo de Log do documento. Todos os dados informados acima são fictícios e para fins didáticos.

Saiba mais em O que é o Log presente nos documentos assinados?

Principais dúvidas

O que fazer caso o signatário não queira assinar via Pix? 

Quando solicitada a autenticação por Pix não há a possibilidade de finalizar o processo de assinatura sem esta etapa. Caso tenha algum problema com esta solicitação, o signatário precisará entrar em contato diretamente com o remetente (quem enviou o documento para assinatura).