O que é um Certificado Digital e quais os seus tipos?

Funciona como uma identidade virtual para empresas ou pessoas. Regulado e emitido pela ICP-Brasil, a proteção dos dados se dá através de chaves de criptografia, onde são enviadas em par para cada titular.

O e-CPF é o certificado digital emitido em nome de uma pessoa física, enquanto o e-CNPJ é emitido em nome de uma pessoa jurídica. Conheça mais abaixo:


ICP-Brasil

Cadeia hierárquica que viabiliza a emissão de certificados digitais no Brasil. 

ITI Brasil (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação)

Autarquia federal que tem a missão de manter e executar as políticas da ICP-Brasil. O ITI Brasil é a primeira autoridade da cadeia de certificação digital, a AC raiz, que por sua vez é o ponto máximo de segurança e confiança da infraestrutura.

Certificados aceitos 

A Clicksign aceita a assinatura digital com os seguintes certificados digitais: A1 e A3, ambos para e-cpf:

  • Certificado Digital Tipo A1: Gerado e armazenado no computador do titular, assim, precisam de drivers para serem instalados em cada dispositivo. Sua validade é de 1 ano.
  • Certificado Digital Tipo A3: Gerado, armazenado e processado em um token ou cartão inteligente. Ele também pode ser armazenado em nuvem, neste caso fica disponível online e pode ser usado de qualquer lugar, em computadores ou dispositivos móveis. Sua validade é de 5 anos.

Quais documentos é possível assinar com o Certificado Digital?

Através da plataforma Clicksign, é possível solicitar a autenticação com certificado digital em todos os tipos de documentos, desde contratos de prestação de serviço até compra e venda de imóvel, por exemplo.