Entenda as diferenças entre os tipos de assinatura eletrônica
A assinatura eletrônica pode ser dividida entre Simples, Avançada ou Qualificada.
Assinatura Eletrônica Simples
Oferece a forma mais simples de autenticação do signatário, como um token por e-mail, por exemplo.
O que é: identificação básica (e-mail, CPF, geolocalização).
Uso: agendamentos, requerimentos simples, confirmação de recebimento.
Assinatura Eletrônica Avançada
Utiliza outros meios de comprovação da autoria e da integridade de documentos eletrônicos, como PIX, biometria facial, ou mesmo a combinação de um ou mais pontos de autenticação que ofereçam o nível de segurança pretendido.
O que é: usa criptografia e garante integridade, mas o certificado não é necessariamente ICP-Brasil (pode ser um certificado corporativo ou emitido pela plataforma, como a Clicksign via Token/Pix).
Uso: maioria dos contratos privados, aluguéis, documentos empresariais internos. Tem validade jurídica plena se aceita pelas partes (MP 2.200-2, Art. 10, § 2º).
Na Clicksign você pode optar por diversos tipos de autenticações disponíveis.
Assinatura Eletrônica Qualificada
É aquela que utiliza um Certificado Digital credenciado pela ICP-Brasil como método de autenticação.
O que é: a assinatura que utiliza, obrigatoriamente, um Certificado Digital ICP-Brasil.
Uso Obrigatório: transações com o poder público, emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, atos de transferência de veículos, escrituras de imóveis digitais e atos médicos (receitas de controle especial).
Status: equivale à assinatura de próprio punho com firma reconhecida. Possui fé pública.
Saiba mais em Autenticação por Certificado Digital.
Como verificar a validade da assinatura ICP-Brasil?
A checagem da autenticidade de uma assinatura digital baseada em certificado ICP-Brasil é transparente e pode ser realizada por qualquer pessoa que receba o documento. Existem várias formas de verificação:
-
Validação automática em plataformas de gestão documental;
-
Verificação por QR code, em documentos que trazem essa opção;
-
Consulta do hash do documento, que garante integridade e autenticidade pela comparação de códigos;
-
Uso de softwares leitores de arquivos assinados digitalmente (como PDFs), que exibem informações detalhadas sobre o signatário e a validade do certificado.
A possibilidade de validação é um dos diferenciais que tornam a assinatura eletrônica da ICP-Brasil confiável mesmo em situações de auditoria, procedimentos judiciais e trâmites públicos.
Saiba mais em Guia de validade jurídica e segurança para empresas
Perguntas frequentes
A Assinatura Eletrônica Qualificada é obrigatória para todos os contratos?
Não. Para contratos entre particulares (B2B ou B2C), a assinatura eletrônica avançada (sem ICP-Brasil, usando Token/E-mail) é perfeitamente válida, conforme a Lei 14.063/2020, desde que as partes aceitem. A assinatura qualificada é obrigatória para transações específicas com o governo e atos de alta criticidade.
Quanto custa um Certificado Digital?
O preço varia entre R$150,00 e R$400,00 anuais, dependendo do modelo (A1/A3) e da Autoridade Certificadora. Considerando que não há custo por assinatura realizada (apenas a aquisição/renovação anual), o ROI é extremamente positivo comparado a custos cartoriais.
Posso usar meu e-CPF para assinar pela minha empresa?
Depende. Para representar a empresa (CNPJ), o ideal é usar o e-CNPJ ou um certificado e-CPF que conste como representante legal da empresa no contrato social. Em plataformas de assinatura, você pode usar seu e-CPF para assinar como "testemunha" ou "parte" pessoa física.