Solicite ao signatário uma foto do rosto e valide a foto do documento em bases oficiais. Dessa forma, você possui mais uma forma de comprovar a identidade de quem assina seu documento.
Essa autenticação está disponível para os planos com API, apenas nas integrações com a API Envelope. Saiba mais em Planos e Preços.
O custo dessa autenticação é R$ 4,50 por consulta realizada com sucesso ao sistema SERPRO. A cobrança é realizada por consulta realizada, sendo o resultado do reconhecimento facial positivo ou negativo. Ela só não é cobrada se ocorrer algum erro, como o sistema estar fora do ar ou com problemas.
Como funciona a autenticação por Biometria Facial Serpro
Nessa autenticação é solicitado ao signatário apenas a confirmação dos dados pessoais (nome, CPF e data de nascimento) e uma prova de vida. Diferentemente da Biometria Facial, essa prova de vida não pede nenhuma foto frente e verso do documento.
Com base no CPF informado, é realizada uma busca na Base Oficial da Serpro para encontrar os documentos vinculados. Utilizando a foto do rosto do signatário capturada durante a prova de vida, o próximo passo é a comparação com as fotos dos documentos encontrados na busca.
É importante ressaltar que a Base Oficial da Serpro é enviesada por CNH, ou seja, se o signatário não possui uma CNH, há a possibilidade da autenticação ser reprovada, uma vez que não é possível encontrar uma foto de rosto em algum documento disponível na Base da Serpro para servir de comparação com a foto de rosto capturada.
Caso o signatário tenha somente documentos oficiais muito antigos e/ou esteja atualmente muito diferente das fotos dos documentos, também há a possibilidade de reprovação.
Nesse caso, é aconselhado a escolha de outro método de autenticação.
Como solicitar a autenticação por Biometria Facial Serpro
Atualmente essa autenticação está disponível somente via API (apenas Envelope).
Para utilizar, basta seguir o tutorial disponível na Documentação Técnica.
Principais dúvidas
O que acontece se o signatário não possuir câmera em seu dispositivo (celular, computador)?
Caso o equipamento em uso não possua câmera, o signatário é orientado a utilizar outro dispositivo.
O que fazer caso o signatário não queira assinar via Biometria Facial Serpro?
Quando solicitada a autenticação por Biometria Facial Serpro, não há a possibilidade de finalizar o processo de assinatura sem essa etapa. Caso haja algum problema com essa solicitação e ela seja rejeitada, o signatário precisa entrar em contato diretamente com o remetente (quem enviou o documento para assinatura) para que seja feita uma alteração no método de autenticação.
O que fazer caso o signatário não tenha uma foto atualizada nas Bases Oficiais?
O signatário pode tentar realizar a validação da Biometria Facial Serpro apenas 1 vez. Se for reprovado, você vai ser notificado por e-mail.
Conforme mencionado anteriormente, o uso da Biometria Serpro é indicado quando o signatário possui CNH, devido ao enviesamento por parte da Base da Serpro.
Ainda assim, caso a foto não seja reconhecida ou encontrada na Base, a indicação é utilizar outro método de autenticação.