Com a função Salvar e Reutilizar da assinatura manuscrita, você pode armazenar sua assinatura e aplicá-la facilmente em novos documentos, sem precisar redesenhar a cada vez.
Essa funcionalidade economiza tempo, evitando assinaturas repetitivas, mas mantendo a flexibilidade para ajustar o formato e o posicionamento, conforme cada documento.
Veja abaixo um exemplo de uso.
Quando solicitada a assinatura manuscrita posicionada, aparece a tela abaixo para incluir as iniciais da rubrica e o desenho da assinatura.

Ao realizar a autenticação, clicando em salvar e então concluir, o desenho ficará salvo no banco por 20 minutos, não sendo possível alterá-lo durante esse período.
No documento, será apresentado o local solicitando o clique para incluir a autenticação, porém, sem opções de edição:

Quando for feita uma nova solicitação de assinatura com a autenticação de “assinatura manuscrita” e rubrica posicionada, iremos trazer o último desenho utilizado. Caso deseje refazer, basta passar o mouse sobre o local da assinatura e clicar no botão de edição:


Para concluir as alterações, basta clicar em “salvar”. Para ignorar as alterações, basta fechar a janela flutuante e será apresentado o antigo desenho.
Principais dúvidas
Posso refazer a assinatura manuscrita?
Quantas vezes desejar, desde que se atente o tempo de “vida” do desenho após aplicar, ele fica salvo no banco de dados por 20 minutos.
A cada documento deve seguir o processo de fazer o desenho novamente?
Não, após fazer a primeira vez, essa imagem é salva no banco e pode ser reutilizada.
Minha assinatura não aparece, o que fazer?
Provavelmente, você usou a “assinatura manuscrita simples”. Ela é válida, mas não foi feita para aparecer no corpo do documento. Para que sua assinatura fique visível, utilize a “assinatura manuscrita posicionada”, arrastando o desenho para o local desejado.
Como saberei qual tipo?
A manuscrita simples é salva somente no log final do documento. A manuscrita posicionada fica no corpo do documento e no log.