Como instalar meu certificado digital no computador?

No momento da compra do certificado digital, a autoridade certificadora dará todas as instruções necessárias para a instalação do certificado digital no computador. 


Alguns documentos podem exigir o uso do certificado digital do signatário para finalizar a assinatura. Caso opte por utilizar um certificado local, confira como fazer a instalação do certificado em seu computador.

No momento da compra do certificado digital, a autoridade certificadora dará todas as instruções necessárias para a instalação do certificado digital no computador. 

Em caso de dúvidas, você poderá contatá-la diretamente.  Esse passo a passo pode divergir um pouco dependendo do tipo do certificado e da autoridade certificadora escolhida. 

Uma dica importante é  anotar a senha cadastrada, pois ela é pessoal e intransferível, ou seja, uma vez definida não será possível alterar nem recuperar, caso seja esquecida.  Neste cenário, o certificado precisa ser revogado, e então a emissão de um novo certificado digital deve ser feita.

Como instalar o certificado digital no computador?

1. Ao instalar o certificado no computador, o primeiro passo é escolher onde o certificado será mantido (Repositório). 

Se o certificado for salvo na opção  "Máquina Local", a extensão para realizar a assinatura não reconhecerá esse certificado automaticamente. Neste caso será necessário fazer a importação manual.

Recomendamos salvar na opção "Usuário Atual", para que não sejam necessários os passos abaixo.

2. Para fazer a importação manual na extensão, será necessário seguir os passos abaixo. Para realizar este passo é necessário instalar a Web PKI. Saiba como instalar no passo 3.

3. Abrir a extensão e clicar em "Importar PFX"

4. Abrirá uma janela de boas-vindas e será necessário clicar em "Avançar":

5. A próxima etapa é da busca do arquivo no computador, lembrando de selecionar a opção "Todos os arquivos" para que o formato seja localizado:

6. Ao clicar no certificado desejado seu nome aparecerá em "Nome do arquivo"

Será necessário, por questão de segurança, digitar a senha do certificado selecionado e confirmar o local que o certificado ficará armazenado:

 

7. Após concluir, seu certificado ficará disponível para ser utilizado na assinatura de um documento.


Como é feita assinatura com o certificado digital?

Durante a assinatura com certificado digital local na Clicksign será necessário instalar a Web PKI, componente que permite a assinatura com certificado digital da Clicksign no computador. 

Caso não possua, basta clicar em "Instalar", e seguir as instruções na tela.

Caso seu computador já possua a extensão instalada, essa opção não aparecerá. Saiba mais como assinar um documento com o certificado digital na Clicksign.