Qual é a diferença entre usuário, operador e signatário?

O usuário é quem usa a plataforma Clicksign, o operador é o remetente dos documentos enviados, e o signatário é quem assina.


Em diferentes momentos você pode se deparar com termos como usuário, operador e signatário. Entenda as diferenças!

O objetivo da plataforma Clicksign é facilitar a sua rotina ou da sua empresa por meio de uma solução de assinatura eletrônica de documentos. Por vezes, você vai se deparar com termos técnicos que utilizamos em nossos materiais ou conteúdos, de modo a definir papeis dentro de um processo de envio ou assinatura em nossa plataforma.

Usuário

O termo usuário remete a uma pessoa que possui um acesso à conta Clicksign. Ele pode ser o único usuário ou um de vários usuários da conta. Entenda como adicionar ou remover usuários em sua conta Clicksign. Veja o exemplo abaixo:

Pedro utiliza a Clicksign para enviar e assinar documentos pessoais. Pedro é um usuário, sendo o único usuário de sua conta.

Em outro caso, Matheus é corretor de imóveis em uma imobiliária que possui uma conta na plataforma Clicksign, utilizada por vários corretores. Matheus é um usuário da conta, com acesso por meio de seu e-mail e senha, mas não o único usuário.

Operador

O operador é a pessoa que utiliza a plataforma Clicksign para enviar documentos para assinatura. Seja uma Pessoa Física, em sua conta pessoal na plataforma, ou Jurídica, sendo um dos usuários de uma conta corporativa.

João é um vendedor de carros da seguradora ACME e envia um documento para Maria assinar. João possui acesso à conta da empresa ACME na Clicksign, sendo um de seus usuários. João é um operador da plataforma.

Na mesma empresa, Maria atua no financeiro e possui acesso à conta para controlar o consumo e pagamento do plano, sem que faça o envio de documentos. Maria é uma usuária, mas não é uma operadora.

Signatário

O signatário é a pessoa que assina o documento. Esta pessoa recebe o documento do operador, enviado por meio da plataforma, e é a parte que assina.

João, da seguradora ACME, enviou um documento para Marina assinar. Nesse caso, Marina é a signatária.