Conversão de documentos para o formato PDF/A

Você sabia que pode solicitar a conversão do seu documento enviado pela Clicksign para o formato PDF/A?

Principais dúvidas

O que é o formato PDF/A?

Existem diversos formatos de PDF, cada um com suas características e finalidades específicas. Alguns exemplos são: PDF (tradicional), PDF/A, PDF/E, PDF/X, dentre outros.

O PDF/A (Portable Document Format/Archive) é um formato de arquivo padronizado internacionalmente para arquivamento de longo prazo de documentos eletrônicos. Ele foi criado pela Organização Internacional de Normalização (ISO) com o objetivo de garantir que os documentos digitais possam ser preservados e acessados por longos períodos de tempo, mesmo com mudanças em softwares e hardwares.

Alguns dos benefícios da conversão dos documentos para esse formato são a preservação a longo prazo, a acessibilidade, pois o PDF/A utiliza recursos como texto alternativo para imagens e legendas para vídeos para tornar o documento acessível para pessoas com deficiências, e a segurança, uma vez que pode ser usado para proteger documentos confidenciais com criptografia.


Em quais casos a conversão é necessária?

Atualmente a Legislação Brasileira exige que os documentos emitidos com Certificado Digital ICP-Brasil estejam no formato PDF/A para serem aceitos em cartórios e demais instituições legais.


Como posso solicitar a conversão?

Para solicitar a conversão do seu documento para o formato PDF/A, basta entrar em contato com o nosso Time de Suporte. Uma vez que sua solicitação seja recebida, todos os documentos das quais você enviar serão automaticamente convertidos para o formato PDF/A.

Se o seu documento foi convertido com sucesso para o formato PDF/A, então ele atende ao padrão ISO PDF/A. Isso significa que ele inclui metadados que especificam o nível de conformidade PDF/A e a subvariante, como PDF/A-1a ou PDF/A-2u.

Justamente pela inclusão desses metadados adicionais, isso pode aumentar o tamanho do arquivo, pois os objetos externos são incorporados ao PDF. Não há alteração na aparência do documento.


Podem ocorrer falhas na conversão?

Inevitavelmente podem ocorrer falhas na conversão, pois existem certos requisitos que o seu documento deve possuir para que seja possível convertê-lo ao formato PDF/A.

Alguns desses requisitos são:

  • Texto e Fontes: O documento deve conter texto codificado em Unicode, utilizando fontes incorporadas ou padrão do sistema, para garantir que a formatação seja preservada em diferentes sistemas.

  • Imagens: Imagens devem ser compactadas em formatos como JPEG 2000 ou CCITT G4, com cores definidas em um espaço de cor padronizado (como RGB ou CMYK).

  • Multimídia: Elementos multimídia, como áudio e vídeo, não são permitidos em PDF/A-1, mas podem ser incluídos em PDF/A-2, com restrições.

  • Camadas: O uso de camadas é desaconselhado, pois pode afetar a renderização do documento em diferentes visualizadores.

  • Transparência: Efeitos de transparência devem ser evitados.

  • Criptografia: Criptografia não é permitida em PDF/A-1, mas pode ser utilizada em PDF/A-2, com restrições.

  • Ações e JavaScript: Ações interativas, como botões e campos de formulário, e scripts JavaScript não são permitidos.


Como faço para saber se a conversão foi bem sucedida?

Caso ocorra alguma falha na conversão, você será comunicado por e-mail.

O aconselhado é avaliar se o seu documento atende aos critérios mencionados no tópico acima, como a não inclusão de JavaScript, áudio, vídeo e fontes externas, dentre outros.

Se não recebeu nenhum tipo de comunicação alertando que houve falha na conversão, isso significa que o seu documento foi convertido com sucesso.

Existem diversas ferramentas disponíveis online para que você possa verificar a conformidade do seu documento com o formato PDF/A.

Importante: A Clicksign não oferece garantias, expressas ou implícitas, de que um documento PDF/A convertido satisfaz as necessidades específicas de um cliente.