Por que existe um prazo para assinar documentos?
Esse prazo assegura ao signatário (quem assina) e ao remetente a validade temporal e contextual do que está sendo acordado e assinado.
Em negociações, é comum que se estabeleça um prazo para a assinatura do documento que formaliza o acordo, como um contrato, por exemplo. Na plataforma Clicksign não é diferente.
Por padrão, a plataforma atribui um prazo de até 30 dias para a assinatura dos documentos enviados – o qual pode ser estendido por quem envia o documento para um prazo máximo de 90 dias.
O prazo configurado passa a contar a partir da data e horário de envio. Por exemplo, um documento enviado com a configuração padrão em 02/02, às 15:31, será finalizado no prazo de 30 dias, em 02/03, às 15:31. Caso as assinaturas sejam colhidas antes, o documento será finalizado automaticamente, salvo a configuração do documento na hora do envio seja selecionada como "Manual" – entenda como funciona a configuração do documento.
Vamos a um exemplo:
Imagine que você é proprietário de um imóvel e elabora um contrato de locação para Maria, que está interessada na sua propriedade, mas o contrato não tem data limite para ser assinado.
Agora, vamos supor que Maria teve problemas e desistiu de alugar o imóvel neste momento. Aparece então José, interessado na locação. Contudo, dois meses depois que o imóvel já está alugado para José, Maria resolve seus problemas e decide assinar o contrato de locação que foi redigido anteriormente. Como o contrato não tem prazo limite para ser assinado, teoricamente, o contrato é válido e um grande problema jurídico é gerado.
Para evitar problemas como esse, a Clicksign limita um prazo para realização de assinaturas de documentos, gerando maior confiança e bem-estar aos signatários.
Para realizar a alteração no prazo padrão é necessário acessar as configurações do documento.