Autenticações disponíveis

Durante a etapa de inclusão do signatário, o usuário remetente deve optar por uma autenticação obrigatória, além de poder selecionar uma ou mais autenticações adicionais. Confira!


Autenticações obrigatórias

Uma vez selecionada, ela se tornará obrigatória para quem assina (signatário). São elas:

Quando solicitado o Token, qual processo o signatário deverá seguir?

O signatário deverá inserir o Token recebido via e-mail, SMS, ou ainda via WhatsApp, podendo este ser solicitado via planos Automação ou por envios feitos pela API. Saiba mais sobre autenticação por Token.

Quando solicitado o PIX, qual processo o signatário deverá seguir?

O signatário precisará fazer um PIX no valor simbólico de R$0,01 (um centavo). Para isso, ele poderá escanear o QR Code no aplicativo do seu banco ou utilizar a opção Pix Copia e Cola. Saiba mais em Assinando um documento com PIX.

Quando solicitado o Certificado Digital, qual processo o signatário deverá seguir?

O signatário deverá ter instalado a Web PKI, componente que suporta a assinatura com certificado digital no computador. Caso não possua, basta clicar em Instalar e seguir as instruções na tela.

Caso o computador já possua a extensão instalada, essa opção não aparecerá, bastando selecionar o certificado digital e seguir o processo usual de assinatura. Saiba mais sobre a assinatura com Certificado Digital


Autenticações Adicionais

As autenticações adicionais são opcionais para o usuário remetente mas, uma vez escolhidas, tornam-se obrigatórias para quem vai assinar. 

São elas:

Quando solicitado o Documento oficial qual processo o signatário deverá seguir?

Ao solicitar o Documento oficial o signatário deverá tirar uma foto frente e verso do documento de identificação oficial, como um RG ou CNH. Saiba mais sobre Documento oficial.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Quando solicitada a Selfie com documento qual processo o signatário deverá seguir?

Ao solicitar a Selfie com documento o signatário deverá tirar uma foto do rosto segurando um documento de identificação. Saiba mais sobre Selfie com documento.


Quando solicitada a Assinatura manuscrita qual processo o signatário deverá seguir?

Ao solicitar a Assinatura manuscrita o signatário deverá desenhar sua própria assinatura em tela, buscando assemelhar com a assinatura feita no papel. Saiba mais sobre Assinatura manuscrita.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Quando solicitado a Selfie dinâmica qual processo o signatário deverá seguir?

Ao solicitar a Selfie dinâmica, o signatário deverá capturar um frame que irá identificar expressões e elementos que comprovem que existe uma pessoal real por trás da câmera. Saiba mais sobre Selfie dinâmica.


Quando solicitada a Biometria facial qual processo o signatário deverá seguir?

Com a autenticação com Biometria facial, é possível comparar a identidade de quem assina o documento, através da foto do documento (RG ou CNH) com a foto tirada durante o processo de assinatura. Saiba mais sobre Autenticação com Biometria facial.


« Voltar  


Dúvidas? Entre em contato com ajuda@clicksign.com

Fique à vontade para esclarecer dúvidas, relatar erros, dar sugestões, fazer críticas construtivas ou elogios.

Este artigo respondeu suas dúvidas? Agradecemos o feedback Ocorreu um problema para enviar seu feedback